Construção e reforma: 3 dicas para tudo correr bem

Muita gente lembra de dor de cabeça quando pensa em reforma ou construção. Para superar essa impressão inicial, há apenas um caminho, não importa o valor que você possa investir para realizar a obra, planejamento é essencial.

E há diversas razões para isso, claro, mas a principal é a economia. Planejar gera economia tanto de tempo, quanto dinheiro durante a construção. Imprevistos sempre podem ocorrer no processo, mas é possível amenizá-los.

Tendo isso em vista, separamos algumas dicas para você realizar sua obra sem grandes problemas: 

1 – Planeje a construção

Planejar a obra é entender que você está aproveitando todos os recursos da melhor forma possível. Pesquise tudo o que irá compor essa obra. Liste os materiais e serviços necessários para realização da reforma ou construção. Em seguida, busque identificar os melhores preços de mão de obra, materiais e ferramentas em sua região.

O planejamento é uma fase importante porque prevê as necessidades da obra e os procedimentos necessários ao longo da sua realização. Acredite, essa é uma das melhores formas de economizar.

2 – Elabore um cronograma da obra 

Planejar e controlar o tempo de duração da reforma ou construção ajuda a evitar atrasos. Para isso, é importante que seja feito um cronograma da obra. Nele você deve estipular os prazos de cada etapa da obra, atribuindo datas para seu início e término.

Considere sempre uma folga nesses prazos, uma vez que imprevistos podem acontecer. Fornecedores como, por exemplo, de uma porta de ferro, podem atrasar a entrega.

3 – Utilize materiais de qualidade 

É fato que você deseja economizar na sua obra. Isso é realmente importante, mas essa economia não é significa usar materiais de baixa qualidade.

Comprar esse tipo de material só fará com que sua substituição aconteça mais cedo por meio de outra reforma. E isso trará novos gastos com materiais, mão de obra e perda de tempo.

Por exemplo, considere os materiais elétricos para sua casa. Fios e disjuntores devem suportar a quantidade de eletrodomésticos da sua casa para evitar uma sobrecarga.

Para reformar sem grandes transtornos

Uma obra desorganizada pode ser um verdadeiro transtorno para os proprietários. São vários os detalhes a serem acertados, e serviços que ocorrem ao mesmo tempo e exigem certos cuidados. Para correr tudo bem, é importante elaborar um bom planejamento, seguido de um cronograma e garantindo que materiais de qualidade estão sendo utilizados.

Aqui vai a principal dica. A maneira mais fácil e segura para você pode superar todos os problemas possíveis de uma obra é a contratação de um profissional habilitado para elaborar o projeto, planejar e orientar a execução da obra.