O que é Programa de Necessidades?

Num projeto de arquitetura, o Programa de Necessidades é como um briefing. Ele serve para levantar informações iniciais sobre o contratante do projeto durante a primeira conversa. Seu objetivo é deixar claro quais são as expectativas do cliente em relação à futura construção ou reforma, quando finalizada.

O arquiteto não pode deixar passar nenhum detalhe, sob pena de ver seu projeto errar no atendimento destes anseios. Assim, o profissional conduz um check list com perguntas sobre alguns tópicos importantes:

  • Descrição e quantidade de ambientes
  • Planos futuros da família para a casa (por exemplo, desejam ter filhos ou planejam receber pais idosos para morarem junto)
  • Frequência de uso dos ambientes e do imóvel em geral
  • Hobbies (por exemplo, se gostam de receber amigos para churrasco, de cozinhar ou de assistir TV juntos)
  • Materiais de acabamento e cores que gostariam de ver no imóvel (os clientes enviar fotos e vídeos como referências visuais ao arquiteto)
  • Valor disponível para investir na obra

Uma vez que as informações fornecidas pelo cliente para o Programa de Necessidades envolvem decisões que devem ser analisadas com calma, e demanda algum aprofundamento na reflexão (como imagens de acabamentos, por exemplo), dificilmente ele é finalizado num único dia.

Claro, o processo de projeto é dinâmico e é possível que haja mudanças no curso de seu desenvolvimento. Mas é importante que o conjunto de informações reflita o desejo do cliente.

Sabe-se que esse processo de reflexão pode gerar algum desconforto, uma vez que o cliente vê confrontados seus desejos, recheado de sonhos, com a realidade material, muitas vezes, limitada pelo recurso financeiro disponível e pela própria condição do imóvel onde se dará a obra. Esta limitação pode ser do terreno que receberá a nova construção ou do imóvel que será reformado.

De todo modo, é função do arquiteto trabalhar e orientar tecnicamente o processo de projeto para que o cliente tenha atendido ao máximo seu anseio, usando os recursos disponíveis e a melhor técnica. E com base neste programa, o profissional pode produzir o Estudo Preliminar.

E você, procura por um bom Arquiteto para fazer o projeto da sua casa?

Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!