O que é Estudo Preliminar?

By 26 de março de 2017Construir
Estudo preliminar

Você sabe o que é o Estudo Preliminar num Projeto de Arquitetura?

O Estudo Preliminar é a fase inicial de um projeto de arquitetura. É nesta fase que o arquiteto recolhe do proprietário toda a informação de que precisa para elaborar o projeto. O objetivo aqui é entender qual é a necessidade do cliente e quais são os problemas a serem resolvidos. O conjunto de informação recolhido dá origem ao Programa de Necessidades. Esse programa mostra quais serão as questões prioritárias a serem tratadas no projeto. A partir daí, o arquiteto começa a desenvolver as propostas para solução dos ambientes através de um conjunto de desenhos.

O estudo preliminar, quando organizado para apresentação ao cliente, mostra as plantas de cada um dos pavimentos do imóvel. Estas plantas trazem uma sugestão de layout, ou a disposição do mobiliário no espaço. Essa forma de apresentação permite a avaliação da qualidade do uso dos ambientes da casa, de suas circulações, e outros itens. Também são exibidas as propostas de solução das fachadas da casa, sua cobertura, além de informação sobre a dimensão do pé direito, portas e janelas, e dos revestimentos de cada um dos ambientes. A propósito, pé direito é a medida que representa a distância entre o piso acabado do ambiente e a face inferior do seu teto acabado.

Nesta fase do projeto, os desenhos são feitos, geralmente, na escala de 1:100, ou seja, com uma redução de 100 vezes em relação ao seu tamanho real. Esses desenhos, entretanto, não são definitivos, pois o projeto ainda vai avançar. Ele deverá ser ampliado e detalhado com o objetivo de antecipar possíveis situações de obra que possam implicar em problemas.

E você, procura por um bom Arquiteto para fazer o projeto da sua casa?

Use nosso Simulador de Custo de Obra e, em seguida, peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!

Arquiteto e empreendedor, apaixonado por gente, tecnologia e soluções inovadoras.