Retrabalho é desperdício
Fazer uma obra usando alvenaria convencional, com paredes de tijolos ou blocos e estrutura de concreto, pode implicar no surgimento de retrabalho, o que causa grande aumento nos custos. Isso pode ocorre mesmo se você planejou o custo da obra e fez os projetos de acordo com o que foi orçado. Esta situação não é incomum e pode trazer muitos prejuízos, uma vez que retrabalho significa desperdício de tempo e dinheiro. Por isso, deve-se atuar com atenção aos detalhes para evitar retrabalhos em obra.
A ocorrência de retrabalho numa obra feita em Steel Frame ou Drywall, por exemplo, é muito rara.
Os 5 retrabalhos que geram os maiores gastos numa obra de alvenaria convencional são frutos de alterações feitas em:
- Estrutura
- Paredes de vedação
- Portas e janelas
- Instalações hidráulicas e elétricas
- Acabamentos, louças e metais
Aa alterações feitas em elementos estruturais e de vedação estão relacionadas a mudanças na disposição dos ambientes. As alterações em vãos estão relacionadas a opção por outro modelo de esquadria, medidas do requadro ou tipo de fixação.
Já a ocorrência de alterações em pontos elétricos e hidráulicos está relacionada a mudanças no layout, o que exige um reposicionamento e a inclusão de novos equipamentos conectados a esses sistemas. A inclusão de rede de água quente, por exemplo, com mudança no sistema de aquecimento e pressurização, pode demandar a mudança no tipo de tubulação utilizada e no reposicionamento desses pontos.
Como evitar retrabalhos?
Todas essas alterações podem ser evitadas se você tiver um projeto bem gerido, compatibilizado (arquitetura compatibilizada com instalações e estrutura, por exemplo) e detalhado. Muitas dessas situações são evitáveis quando os projetos são compatibilizados. É ideal que se mantenha o que foi decidido durante a elaboração do projeto porque uma alteração de projeto durante o curso da obra também provoca muito retrabalho.
Uma vez que o pedido de mudança, geralmente, nasce do desejo do proprietário da obra, é preciso haver uma previsão desta situação em contrato de empreitada. É importante que haja uma cláusula tratando do retrabalho, do seu impacto no prazo de entrega da obra e no pagamento da consequente compensação financeira a quem está executando o serviço.
Por outro lado, as visitas em obra servem para evitar o retrabalho por falta de compreensão do que consta em projeto, às vezes por deficiência na representação do projeto, outras por deficiência técnica ou de compreensão de quem realiza a obra. Essas situações também devem estar previstas nos contratos de projeto e de empreitada da obra.
Já a medição periódica do serviço ajuda na avaliação do rendimento dos colaboradores e na identificação serviços que podem demandar retrabalho. Um cronograma de obra deve prever a chegada dos materiais para realização de cada etapa. Isso evita a compra de última hora de materiais e reduz o risco de erros na compra. Um projeto bem compatibilizado permite a elaboração de uma lista de materiais bem detalhada.
A capacitação técnica da mão de obra ajuda na diminuição de erros de execução, portanto reduz o retrabalho. Por isso, a pesquisa e a identificação de bons fornecedores, quando feitas pelos proprietários das obras, podem e devem ser objeto de uma boa orientação técnica. Contar com bons profissionais no canteiro de obra impacta positivamente na produtividade e na qualidade da sua obra.
E qual é a origem mais comum dos retrabalhos?
As atitudes que geram mais retrabalho numa obra feita em alvenaria convencional são:
1- Usar material errado ou de baixa qualidade que demanda substituição ou reparo;
2- Não compatibilizar os projetos ou alterá-los durante a obra;
3- Usar mão de obra desqualificada que causa desperdício de material, atrasos e perda de qualidade;
4- Não planejar a obra, o que causa sobreposição de atividades e equívoco na sequência de etapas da obra.
Além disso, existem as etapas da obra que geram mais retrabalho. São elas:
- Reboco
- Acabamentos
- Encanamento
A realização do reboco foi a etapa mais apontada, uma vez que qualquer alteração em paredes ou aberturas acaba gerando reparo. Além disso, é preciso respeitar o tempo de cura do reboco antes da aplicação de pintura. Quando esse tempo não é observado, o reboco pode ficar mais fraco, sendo necessária a sua remoção e nova execução.
Você está pensando em reformar sua casa ou apartamento? Nossa missão é garantir uma jornada simples e segura para você fazer o projeto e a obra dentro do seu orçamento.