Sistema de aluguel de bicicletas desenvolvido na Suíça pelo escritório Rafaa Architecture & Design pretende espalhar suportes em diversos locais da cidade de Copenhague, capital da Dinamarca.
A revista Casa e Jardim comparou a estrutura com uma instalação artística devido ao seu modelo diferenciado. O diretor da empresa, Rafael Schmidt, disse a esta mesma revista que caso o projeto fosse levado adiante, o número de ciclistas na capital da Dinamarca aumentaria de 37% para 50% até 2015.
“Para isso, precisaríamos disponibilizar cerca de 25 mil bicicletas, o que demandaria aproximadamente 20 mil m² de espaço para armazenamento. Vimos um alto risco de sobrecarregar as praças, ruas e estações de Copenhague. Assim, nosso foco foi reduzir a poluição visual”, explica.
De acordo com os idealizadores, o suporte foi pensado para facilitar a vida de quem utiliza as bicicletas como meio de transporte e estar integrado visualmente à arquitetura da cidade, tornando o espaço mais agradável.
O projeto também incrementou as bikes com tecnologia. A ideia é que todas sejam equipadas com GPS e redes de internet para informar o local em que estão posicionadas. Isso facilitaria a vida dos usuários, que poderiam acompanhar por um site em quais pontos de aluguel há veículos disponíveis.
A empresa informa que as bikes também teriam um motor elétrico e uma bateria, que seria recarregada nas próprias estações. O projeto ainda não tem previsão de data para sua implantação.
Fernando Beltrame, colunista Arquitecasa e diretor da Eccaplan