A crise hídrica diminuiu, mas ainda é preciso economizar água por consciência ou por necessidade.
Por isso, é preciso aumentar aquela reserva que torna possível resistir sem grandes transtornos até a volta do fornecimento normal de água. E há três meios de se fazer isso:
1. Reduzir o consumo quando for possível
Antes de abrir uma torneira, o chuveiro ou dar descarga, é preciso refletir sobre a necessidade do que se pretende fazer. Será possível atender a esta necessidade com água não potável?
2. Reutilizar
Se for mesmo necessário usar água tratada, lembre que quase todo líquido pode ser reutilizado, antes de deixar que ele se perca pelo ralo. Assim, é possível armazená-lo num balde, bacia, tanque para um segundo uso, antes de jogá-lo fora.
Por razões sanitárias, a única água de uso doméstico que deve ter como destino, imediato e obrigatório, o cano de esgoto é aquela que teve contato com fezes. Até mesmo a urina, se diluída em 1 parte por 10, se torna um ótimo adubo para as plantas (para jogar no solo, não nas folhas). Água de banho, água de lavagem de alimentos e água da máquina de lavar, por exemplo, podem ser facilmente reutilizadas. Lave tudo sempre com uma bacia embaixo da torneira para depois reutilizar a água na descarga ou na rega de plantas.
3. Eliminar vazamentos
Vale a pena fazer uma busca em toda a tubulação e consertar os vazamentos. Uma torneira pingando pode perder 46 litros de água por dia. Já um furo de milímetros no encanamento pode desperdiçar por volta de 3.200 litros.
Você precisa fazer algum conserto em sua instalação de água fria ou esgoto? Use nosso Simulador de Custo de Reforma e saiba quanto custa fazer o que está pensando.
Fonte: Aliança pela Água (Água – Manual de Sobrevivência para a Crise)
E você, procura por um bom profissional para fazer consertos na instalação hidráulica da sua casa?
Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!