É preciso economizar água

By 6 de dezembro de 2016Sustentabilidade
Economia de água

A crise hídrica diminuiu, mas ainda é preciso economizar água por consciência ou por ne­cessidade.

Ainda é preciso aumentar aquela reserva que torna possível resistir sem grandes transtornos até a volta do fornecimento normal de água. E há três meios de se fazer isso:

1. Reduzir o con­sumo quando for possível

Antes de abrir uma torneira, o chuveiro ou dar descarga, é preciso refletir sobre a necessidade do que se pretende fazer. Será possível atender a esta ne­cessidade com água não po­tável?

2. Reutilizar

Se for mesmo necessário usar água tratada, lembre que quase todo líqui­do pode ser reutilizado, antes de deixar que ele se perca pelo ralo. É possível armazená-lo num balde, bacia, tanque para um segundo uso, antes de jogá-lo fora.

Por razões sanitárias, a única água de uso doméstico que deve ter como destino, imediato e obrigatório, o cano de esgoto é aquela que teve contato com fezes. Até mesmo a urina, se diluída em 1 parte por 10, se torna um ótimo adubo para as plantas (para jogar no solo, não nas folhas). Água de banho, água de lavagem de alimentos e água da máquina de lavar, por exemplo, po­dem ser facilmente reutili­zadas. Lave tudo sempre com uma bacia em­baixo da torneira para depois reutilizar a água na descarga ou na rega de plantas.

3. Eliminar vazamentos

Vale a pena fazer uma busca em toda a tubu­lação e consertar os vazamentos. Uma torneira pingando pode perder 46 litros de água por dia. Já um furo de milímetros no encanamen­to pode desperdiçar por volta de 3.200 litros.

Você precisa fazer algum conserto em sua instalação de água fria ou esgoto? Clique aqui e use nosso Simulador de Custo de Reforma e saiba quanto custa fazer o que está pensando.

Fonte: Aliança pela Água (Água – Manual de Sobrevivência para a Crise)

Arquiteto e empreendedor, apaixonado por gente, tecnologia e soluções inovadoras.