Sua parede sensível ao toque

By 9 de maio de 2017Sustentabilidade
Tinta Touch

Electrick é a tecnologia que pode fazer sua parede sensível ao toque com uso de uma tinta especial.

As tecnologias atuais chamadas touch, ou de comando por toque, são caras e adequadas apenas às superfícies pequenas e planas, como smartphones e tablets. Também não podem ser usadas em objetos com geometrias irregulares e complexas, como ferramentas e brinquedos.

Agora surge Electrick, tecnologia que permite comando por toque em uma grande variedade de objetos e superfícies. Mais barata e versátil, ela torna superfícies grandes e irregulares sensíveis ao toque utilizando a tomografia de campo eléctrico. Com pulverização ou pintura, é vasta a gama de utilizações e resultados.

Electrick também traz novas oportunidades interativas através de objetos e superfícies que antes eram estáticos. Por exemplo, é possível cobrir uma guitarra com tinta spray condutora de eletricidade. Essa tinta não oferece risco de choque e torna possível detectar quando um dedo humano fez contato. Desenvolvida para reduzir o acúmulo estático, a tinta em aerosol bloqueia sinais de frequência de rádio em aparelhos eletrônicos.

Em bora não seja tão precisa quanto um touchscreen de smartphone, pode-se calcular a localização de um dedo com a precisão de cerca de um centímetro. Assim, as superfícies de touchscreen não precisam mais ser pequenas e planas. Os pesquisadores de Carnegie Mellon conseguiram transformar uma placa de gesso de 1,20 m por 2,40 m em uma superfície de touch, e até mesmo uma reprodução do cérebro humano em gelatina foi capaz de responder aos toques humanos usando essa tecnologia do Electrick.

Esta tecnologia não vai substituir aquela usada em smartphones, mas pode abrir espaço para que todos os objetos de sua casa passem a responder como seus dispositivos móveis. Veja como no vídeo abaixo (em inglês):

Arquiteto e empreendedor, apaixonado por gente, tecnologia e soluções inovadoras.