Pé-direito é um daqueles nomes usados na construção de uma casa que mais causam dúvida nos futuros moradores. O termo é usado para designar a distância que vai do piso acabado até o teto.
Nos ambientes de uma casa, essa distância obedece à legislação local que impõe um limite mínimo para a altura, de modo que garanta o conforto dos moradores. A altura do pé-direito influencia na qualidade da iluminação e da ventilação dos ambientes. Essa altura também pode ser muito maior – no caso de o ambiente ter um mezanino, por exemplo, quando vemos o pé-direito duplo.
O pé-direito é um dado importante para quem trabalha com projeto de arquitetura, uma vez que sua altura traz implicações na definição de outros detalhes do projeto, como forro e iluminação, principalmente.
Não é obrigatório que a casa tenha um mesmo pé-direito para todos os ambientes. Os dormitórios, por exemplo, podem ter uma medida, os banheiros podem ter outra, enquanto a sala pode ter uma medida maior, talvez até um pé-direito duplo.
A origem do nome remete ao período colonial, quando os profissionais de obra costumavam usar o termo ‘pé-direito’ para designar as estacas de madeira que sustentavam a estrutura das construções.
Nesse sentido, ‘pé’ indicava ‘árvore’ – ou o tronco usado na produção das estacas – e ‘direito’ significava que este elemento estava no prumo. Com o passar do tempo, o termo evoluiu até o sentido empregado hoje.
A legislação
As grandes cidades possuem códigos próprios de edificações que tratam sobre a medida mínima do pé-direito. Em São Paulo, por exemplo, essa medida é de 2,5 metros, podendo ter 2,3 metros nas garagens. Os municípios de menor porte costumam seguir a legislação estadual.
O pé-direito já foi bem mais alto do que é atualmente. Até os anos 50 do século passado, era comum encontrarmos altura com 3 metros, às vezes mais. Nas décadas seguintes, com o aumento no fluxo de pessoas para as grandes cidades e aumento na densidade populacional, a produção de imóveis residenciais em escala priorizou a quantidade. Um dos reflexos nesta priorização foi a redução nas medidas dos imóveis, aí incluso o pé-direito.
E você, procura por um bom profissional para fazer o projeto da sua casa?
Peça um orçamento aos profissionais que atendem sua região. É fácil, rápido e gratuito!